[Total: 0    Média: 0/5]

|

5 cuidados que você deve ter com a sua saúde em períodos mais frios

Os períodos de baixa temperatura do ano são, muitas vezes, uma preocupação para muitas pessoas, isso porque junto com o frio, vêm os problemas de saúde que um clima mais gelado pode causar.

De fato, é muito comum uma ocorrência maior de algumas doenças, principalmente as respiratórias, em dias mais gelados. As alterações bruscas de temperatura, um clima mais seco e a permanência por mais tempo em ambientes fechados, são fatores que contribuem para essa situação.

Para que seu corpo fique protegido dessas doenças e que haja uma melhor qualidade de vida diante das temperaturas mais baixas, alguns cuidados precisam ser seguidos.

Se você deseja enfrentar o frio, esteja preparado para evitar esses problemas, atentando-se para cinco cuidados que você deve ter com sua saúde nos períodos mais gelados. Confira!

1. Hidrate-se

Um dos motivos que levam as pessoas a ficarem mais doentes em dias de frio, é que elas não costumam beber líquidos nessas épocas.

A água e outros líquidos são extremamente importantes para o bom funcionamento do metabolismo. Portando, beba bastante água, sucos e chás. A falta de hidratação aumenta o risco de má circulação sanguínea, além de facilitar o surgimento de problemas respiratórios e infecções na pele, assim como também, seu ressecamento.

2. Alimentação saudável

Para evitar gripes e outras doenças características do frio é importante consumir alimentos ricos em vitamina C: tomate, laranja, brócolis, espinafre, tangerina, entre outros.

Para que sua imunidade esteja protegida, a alimentação precisa ser equilibrada e saudável. Evite pratos mais calóricos, que é de costume as pessoas ingerirem em dias frios.

3. Evite ambientes com grandes aglomerações

Um agente facilitador da transmissão de doenças e a ação de vírus e bactérias, é a permanência em locais com uma grande quantidade de pessoas, principalmente se o ambiente estiver fechado. Evite estar em meio a aglomerações para não facilitar a troca de vírus entre pessoas.

4. Mantenha o ambiente ventilado

Para se protegerem do frio, as pessoas costumam fechar todos os cômodos de casa. No entanto, o ar precisa circular para que haja diminuição da proliferação de ácaros, vírus e doenças.

Permita que haja ventilação em sua casa. Deixe as portas e janelas abertas durante alguns períodos, e se estiver em outros locais, como no trabalho, tente fazer com que um pouco de ventilação ocorra no ambiente. Dentro do transporte público, não mantenha as janelas completamente fechadas.

A umidificação de ambientes também é um aliado para evitar a ação de agentes causadores das doenças do frio. Utilize recipientes com água, umidificadores e toalhas molhadas onde for possível.

5. Faça a higienização de roupas e cobertores

Para evitar a ação de ácaros e outros microrganismos que podem causar alergias ou crises respiratórias, lave as roupas e cobertores que estiveram guardados durante muito tempo. A secagem das peças deve ser feita preferencialmente ao sol.

Previna-se das doenças do frio e esteja preparado para enfrentar as baixas temperaturas sem que sua saúde seja afetada.

Para ter acesso a produtos e medicamentos importantes no cuidado com sua saúde, conheça agora a Natulab, ​clicando aqui​.