[Total: 0    Média: 0/5]

|

9 sintomas físicos que mostram que você está sofrendo de estresse

A ​Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que cerca de 90% das pessoas sofrem com estresse​, e esse padrão que afeta milhares de nações, não exclui o Brasil da tendência. Em 2012, o país era considerado o segundo maior em níveis estressores e, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA), 70% dos brasileiros são atingidos por esse mal e a expectativa é de que esse número piore.

Mas afinal, quais os sintomas físicos que devem ser considerados para se considerar uma pessoa estressada? Fique atento e descubra.

1. Insônia

Por estar sempre de sobreaviso e com a mente em mil atividades que precisa fazer, o paciente que sofre com estresse excessivo lida também com a insônia. Com isso, o cansaço mental aumenta, o descanso não acontece e tudo se transforma em uma bola de neve.

2. Cansaço recorrente

Sabe aquela sensação frequente de estar cansado, mesmo nos fins de semana ou depois de dormir bem? Pessoas que padecem com o estresse costumam ficar em estado de alerta a todo instante, o que acaba gerando essa constância, uma vez que o corpo não relaxa a nenhum momento.

3. Acne

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, apontou que quando comparado o período antes e depois das provas, os estudantes apresentam um quadro mais agravado de acne assim que os testes acabam, o que indica que o nível estressor é relevante para criar erupções na pele.

4. Alergias

Conhecido como alergia nervosa, o aparecimento de placas vermelhas e pequenas bolinhas pelo corpo, devido ao estresse é bastante comum. Algumas vezes, ocorrem também coceiras pelo rosto, queixo e sobrancelhas. Muitas vezes, inclusive, há a descamação dessa região e do couro cabeludo, dando um aspecto de caspa.

5. Irritabilidade

Outro sintoma recorrente é a irritabilidade. Muitos indivíduos apresentam falta de paciência, se aborrecem com frequência, possuem baixa tolerância à frustração e vivem com alterações de humor, na maioria das vezes para pior. Isso somado à tensão física e mental, pode transformá-los em uma verdadeira granada prestes a explodir.

6. Dores de cabeça

O estresse contribui consideravelmente para as dores de cabeça, como a cefaleia crônica. Neste caso, especificamente, uma pesquisa realizada pelo The Journal of Headache and Pain, mostrou que o estresse precedeu, pelo menos, 45% dos aparecimentos desses sintomas e que o nível tende a piorar de acordo com a quantidade do agente estressor.

7. Aumento de peso

Quem nunca ouviu dizer que alguém descontou as tristezas e angústias na comida? Com o estresse, é a mesma coisa. Além de o paciente estar comendo dobrado, o cérebro entende que aquele sujeito está sob ameaça e aumenta a produção de hormônios que diminuem a queima de calorias. Assim, sem perder peso e ingerindo mais, o ganho é garantido.

8. Dores musculares

Por deixar o corpo tenso, o estresse acaba levando a dores musculares, principalmente na região das costas e do pescoço. Isso ocorre, porque o corpo não relaxa e, consequentemente, os músculos se mantêm sempre retesados. Além disso, algumas dores crônicas também são uma queixa comum de quem lida com o problema.

9. Queda de cabelo

Comprovada cientificamente, a queda de cabelo por estresse é bastante comum. Durante essa fase, o corpo aumenta a produção do estriol, que bloqueia a entrada de nutrientes para a região capilar, o que faz com que ele enfraqueça e caia.

E você? Também lida com o estresse diariamente? Se sim, está na hora de buscar ajuda, e nós temos como participar disso. Somos uma empresa que desenvolve medicamentos e suplementos vitamínicos, inclusive, o ​Seakalm​, que é especial para quem lida com essas tensões da rotina. Conheça nossos produtos ​visitando o site​.