[Total: 0    Média: 0/5]

|

Insônia: conheça 6 fatores que estão te levando a ter esse problema

Deitar na cama e dormir tranquilamente. Essa deveria ser a rotina normal e o desejo de muitas pessoas. No entanto, os casos de insônia são bastante comuns e saber quais os fatores que estão te levando a enfrentar esse problema é crucial para melhorar nossa qualidade de vida.

Os casos de insônia podem estar associados a doenças físicas ou psicológicas que devem ser diagnosticados e tratados com ajuda de profissionais da área da saúde. Porém, em algumas situações podem estar relacionados a alguns hábitos e podem ser resolvidos mais facilmente.

Veja nesse post 6 fatores comuns de quem está enfrentando problemas com a insônia:

1. Estresse

O estresse é um dos fatores mais comuns que causam o problema da insônia. Muitas pessoas acabam tendo dias agitados e não conseguem se desprender das preocupações e situações traumáticas, nem mesmo na hora de dormir.

Vários fatores como trabalho, estudos, problemas de saúde, família, perda de emprego, luto, entre outras situações comuns do nosso cotidiano que podem provocar uma carga de estresse. Assim, o estresse interfere na tranquilidade da pessoa e gera o problema com insônia.

2. Ansiedade e depressão

Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade são mais propensas a sofrer de insônia. Esses problemas podem afetar diretamente a qualidade do sono, pois afetam a saúde mental e a tranquilidade.

Quem sofre de ansiedade costuma ter preocupações excessivas com atividades do cotidiano e também de coisas que podem vir a acontecer. Desse modo, qualquer situação adversa pode gerar uma grande aflição e prejudica na hora de dormir.

Já em casos de pessoas diagnosticadas com depressão pode haver um excesso de sono ou a falta dele, ou seja, dependendo do caso a pessoa não conseguir dormir de forma alguma.

Tanto em casos de insônia, como depressão, a pessoa perde a tranquilidade necessária para uma vida saudável, e uma das consequências desses problemas é a perda do sono.

3. Dores pelo corpo

Pessoas que sofrem com dores podem ter o seu sono prejudicado. Entre os principais problemas estão: dores de cabeça, enxaquecas, problemas na coluna, artrites, entre outros.

Essas situações costumam causar dores repentinas e constantes gerando bastante desconforto na hora de dormir. Por isso, nesses casos, é necessário um diagnóstico médico que possa aliviar esse problema e posteriormente melhorar a qualidade do sono.

4. Aparelhos eletrônicos

O hábito de assistir televisão ou mexer em celular ou computador próximo da hora de dormir pode favorecer a ocorrência de insônia. Esses aparelhos emitem luzes que dificultam ou inibem a produção de melatonina, hormônio que estimula o sono.

Desse modo, a pessoa que faz uso frequente desses aparelhos acaba tendo dificuldade de pegar no sono. Se estiver sofrendo de insônia por causa desse fator, melhor mudar esse hábito!

5. Atividades físicas no período da noite

Praticar atividades físicas trazem grandes benefícios para nosso organismo, isso é inegável. Porém, quando a pessoa pratica atividade muito tarde da noite, pode vir a desenvolver problemas como a insônia. Isso acontece pela grande carga de adrenalina que nosso corpo recebe quando praticamos atividade física. Assim, o corpo acaba ficando agitado e favorecendo a ocorrência de insônia.

6. Cafeína

Beber café, chá, refrigerante ou outras bebidas que contenham cafeína em sua composição pode ocasionar casos de insônia. Isso se explica pelo fato de a cafeína ser um estimulante e com isso atrasa o ritmo do hormônio responsável pelo sono, a melatonina.

Gostou desse conteúdo? Então entre em nosso site e confira como nossos produtos podem lhe ajudar a dormir tranquilamente e dar um fim a insônia.