[Total: 0    Média: 0/5]

|

Saúde da Mulher: saiba quais os cuidados necessários em cada fase da vida

A saúde da mulher está correlacionada a uma área responsável pela assistência feminina, dando acompanhamento ginecológico, estando presente no pré-natal, incentivando o parto natural, reduzindo a mortalidade materna, enfrentando a violência aplicada contra ela, dando suporte durante o climatério, promovendo a saúde e prevenindo possíveis doenças.

Dessa maneira, é importante compreender as diferentes fases de vida pelas quais a mulher passa, a fim de entender os cuidados necessários para cada uma delas. Conheça:

Infância e adolescência

Dos dez aos quinze anos, é recomendado que ocorra a primeira visita a um ginecologista, especialmente pelo aparecimento da primeira menstruação. Por isso, a consulta é fundamental para incentivar a higiene íntima e verificar possíveis alterações hormonais. Atenção, pais: antes disso, não é necessário expor a criança aos exames.

Jovens adultas

Na faixa dos vinte anos, o ideal é que haja um acompanhamento médico regular, especialmente, porque, em sua maioria, já houve o início da atividade sexual e a mulher está na sua plenitude reprodutiva. Sendo assim, é necessário fazer o uso de métodos anticoncepcionais e prevenir-se de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como as Hepatites B e C, o HIV, a Sífilis, a herpes genital e o HPV.

Ademais, uma vez que a vida sexual tenha sido iniciada, deve ser realizado o exame de Papanicolau periodicamente, para verificar se está tudo bem e prevenir o câncer de colo de útero.

Adultas – 30 anos

Tendo em mente que se inicia a fase reprodutiva, o objetivo é focar no planejamento familiar e na assistência pré-natal, para orientá-las sobre a gravidez e o parto, assegurar o nascimento saudável e garantir que não existam riscos para a mulher.

Para as que estão desejando começar a família, mas ainda não conseguiram, manter a saúde em dia, fazer o acompanhamento dos níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios, glicose e ainda realizar a mamografia é essencial.

Adultas – 40 aos 50 anos

Sabendo que as mulheres nessa idade estão na fase do climatério, este é o momento para rastrear doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer de mama e outras patologias. Para isso, são realizados inúmeros exames, como o ultrassom pélvico, e é preciso que as pacientes estejam dispostas a colaborar.

Já quando os sintomas da menopausa aparecem de vez, é preciso aliviar essas tensões, lidando com a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo e também com a diminuição de hormônios.

Idosas

Com a chegada da terceira idade, é preciso realizar um check up completo e estar atento a todos os sintomas que o corpo apresenta. Focar em um envelhecimento saudável é essencial e manter um acompanhamento com um geriatra é necessário para garantir que tudo saia como o esperado, com uma expectativa de vida alta e com a prevenção de doenças.

Independentemente de qual fase você estiver, não deixe de se cuidar e manter uma existência repleta de qualidade e bem-estar. Comece agora mesmo a tomar os medicamentos e suplementos da Natulab e conheça os benefícios que eles podem trazer. Acesse o ​nosso site​ e descubra também o ​Seakalm​. Você vai se surpreender!