[Total: 0    Média: 0/5]

|

4 sintomas de cólicas e dores abdominais que você não pode ignorar

Uma dor aqui, uma sensação ruim ali… Qualquer que seja o sintoma em certas regiões do corpo, é importante não ignorar. Afinal, algumas das principais doenças são silenciosas, como é o caso do câncer, que pode acometer vários órgãos do corpo, como fígado, pâncreas, pulmão e pele.

Mas existem alguns sintomas de cólicas e dores abdominais que a atenção deve ser redobrada, para que dessa maneira, seja rapidamente diagnosticado (a) e receba o tratamento adequado. A seguir, apontamos quatro. Confira!

1. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal, de acordo com o site da Secretária de Saúde do Estado do Paraná , pode ter várias causas, que vão desde a intolerância à lactose, até diagnósticos mais sérios, como são o caso da insuficiência renal e câncer.

Mas a causa desse sintoma não se limita a essas hipóteses, existem outras, a saber: cisto no ovário, acúmulo de líquido no abdômen, gases intestinais, fibroma uterino, tensão pré-menstrual, anormalidades anatômicas do trato gastrointestinal e azia

A lista, como se vê, não é nada pequena, o que demonstra ser fundamental procurar ajuda médica para descobrir a causa certa desse indício.

2. Dor abdominal

É fato que a maioria das pessoas já sentiu uma dor de fina a intensa na região abdominal, e é também certo que muitas delas nem sequer procuraram um médico para descobrir a causa da dor. Mas sabia que é um erro ignorar esse sintoma?

De acordo com o Hospital Albert Einstein , dores no abdômen, quando acompanhadas de outros sintomas como dificuldades de evacuar e de eliminar gases, podem indicar problemas de saúde, como diverticulite aguda.

Já quanto a dor é na boca do estômago, pode sugerir problemas como infecção na vesícula biliar ou até mesmo apendicite. O ideal é sempre procurar ajuda para verificar a origem da dor.

Em mulheres, dores no abdômen podem indicar problemas como cistos ou endometriose, além de gastrite ou até mesmo câncer.

3. Vertigem

A vertigem é um sintoma que costuma aparecer em vários problemas de saúde, um deles é a cólica, que não se trata necessariamente de uma doença, mas de um problema que acompanha o período menstrual.

Ainda que se trate de um sintoma da cólica, nunca é demais realizar uma bateria de exames para verificar, de fato, a sua origem, pois ela também está associada a problemas de saúde mais graves, como câncer e acidente vascular cerebral ou AVC.

4. Vômito

Por fim, temos o vômito que, em um primeiro momento, pode parecer um sintoma simples da cólica e de doenças relacionados ao estômago, sem grande alarde. Mas sabia que esse sintoma também acompanha outros problemas de saúde como o câncer?

Como já dito, não se deve desprezar qualquer que seja o sintoma. Por mais simples que ele seja, pode indicar algo mais grave, a exemplo do vômito e da vertigem, sobretudo, quando associado a problemas ligados à região estomacal.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ter acesso a outros? Então, não deixe de visitar o nosso site e de conhecer melhor os nossos produtos. Nele, estamos sempre publicando conteúdos que podem enriquecer muito mais os seus conhecimentos.