[Total: 1    Média: 4/5]

|

5 dicas para aliviar aquela cólica menstrual que te incomoda todo mês

A cólica, apesar de ser um problema natural que acompanha o ciclo menstrual mensal, causa muito incômodo, sendo uma das principais queixas das mulheres. De acordo com a Gineco, site que se dedica a fornecer informações sobre doenças ou problemas de saúde que podem acometer o público feminino com o objetivo de promover a conscientização, há dois tipos de cólicas: a primeira, que surge no início do ciclo menstrual; e a segunda, que decorre de problemas de saúde como inflamações pélvicas ou fibromiomas.

Seja o primeiro ou o segundo tipo, existem algumas dicas que podem aliviar esse problema e, assim, garantir que passe por essa fase sem muita dor. A seguir, confira cinco dicas!

1. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos que lhe dão prazer pode ser uma boa solução para evitar as dores que são provocadas pela cólica. Algumas atividades que pode fazer são: alongamento em alguma praça que seja próxima a sua casa, ioga, caminhada ou andar de bicicleta. O ideal é que sejam exercícios leves.

Quando fazemos um exercício físico que nos da prazer, liberamos o hormônio do bem-estar, a endorfina, que age anulando a dor.

2. Busque não se estressar

Apesar dessa recomendação ser relativamente difícil, sobretudo nos tempos em que estamos vivendo, é fundamental evitar o estresse. O estresse libera em excesso uma substância chamada cortisol, que age causando mal-estar e desânimo, o que pode colaborar para aumentar os sintomas da cólica, como a dor.

O ideal é que busque relaxar e evitar qualquer situação que ache que pode gerar estresse.

3. Evite alimentos com alto teor de gordura

Alguns alimentos, como frituras, a exemplo de batata frita, hambúrgueres ou qualquer outro que tenha alto teor de gordura, provocam a produção de hormônios que causam a contração do útero, elevando o sintoma da dor quando se está tendo cólica.

Dessa maneira, fuja de alimentos gordurosos. No lugar de consumir esse tipo de alimento, faça uso daqueles que podem causar maior relaxamento muscular, como soja, couve, banana e salmão.

4. Faça uso de bolsa de água quente

Aposte no uso de bolsa de água quente para amenizar a dor da cólica. Apesar de antiga, é uma técnica que tem ajudado muitas mulheres a passarem por esse momento de forma tranquila e sem dor.

Como essa técnica ajuda? A bolsa de água quente é uma fonte de calor e quando aplicada na região do ventre, ajuda, e muito, a controla a dor.

Para aplicar essa solução, o ideal é que encontre uma posição que fique confortável, como em pé ou sentada. Muitas pessoas também amarram ela na cintura, utilizando para isso uma toalha.

5. Veja a possibilidade de tomar medicamentos

É uma possibilidade, mas somente nos casos mais graves. Em todo contexto, é fundamental passar por um médico para que ele analise a sua situação e, com base nisso, recomende o medicamento mais adequado para conter a dor.

Gostou das dicas? Esperamos que elas ajudam você a passar pelo ciclo menstrual sem grande dor e com tranquilidade.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso site!

Fontes

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/colica/