[Total: 0    Média: 0/5]

|

5 sinais que seu intestino não está fazendo uma boa digestão

Ter um intestino saudável é fundamental para a qualidade de vida de uma pessoa. Esse órgão tem enormes responsabilidades, como ajudar na eliminação das fezes e fazer a absorção dos nutrientes. Por isso, tê-lo bem regulado e controlado é essencial. Leia este texto e confira 5 sinais que seu intestino não está fazendo uma boa digestão.

1 – Prisão de ventre

Esse é o sintoma mais óbvio de que o intestino não vai bem.

Ao contrário do que se acredita, não é necessário evacuar todo dia. Cada organismo tem o seu ritmo e evacua de acordo com o seu metabolismo e a sua dieta. Portanto, qualquer intervalo entre 3 vezes ao dia e 3 vezes na semana é considerado normal.

Porém, menos do que isso ou se existe uma enorme dificuldade em evacuar requerendo muito esforço e causando até mesmo dor, uma mudança de hábito pode ajudar.

2 – Gases em excesso

Os gases são naturais. Eles são um produto da alimentação e também do ar que acabamos engolindo de forma involuntária. Por isso, isoladamente, sua presença é totalmente normal.

Porém, o excesso de gases pode incomodar bastante e causar dor, inchaço e desconforto na região abdominal. Portanto, se você tem sentido algum desses incômodos, é possível que o seu aparelho digestivo não esteja digerindo todos os alimentos e, desta forma, acaba produzindo gases.

3 – Diarreia

A diarreia é um sinal claro de que algo está errado. É um sintoma que pode ter diversas causas, por isso, é importante prestar atenção ao contexto em que ela ocorre. Por exemplo, é muito comum ocorrer a diarreia por conta de intoxicações alimentares.

Porém, esse problema também pode ocorrer por conta de situações mais específicas, como a tolerância à lactose. Neste caso, existe uma dificuldade de digerir o leite, fazendo com que ele seja expelido de forma mais constante.

Na maioria dos casos, esse problema se resolve sozinho, até que o corpo elimine tudo que precisa. Entretanto, caso haja sangue ou a diarreia dure um período mais longo, é importante investigar.

4 – Mudanças na frequência de evacuação

Mesmo sem chegar aos extremos da diarreia e da prisão de ventre, qualquer mudança na frequência de evacuação já é um sinal de que algo pode estar errado com o intestino.

Por exemplo, se a frequência caiu de uma vez por dia para dia sim, dia não, é interesse questionar-se sobre o que aconteceu.

Existiu alguma mudança na alimentação? Você está mais estressado? Qualquer pequena mudança pode alterar o cronograma intestinal.

5 – A cor das fezes

O próprio aspecto das vezes é sinal de que pode haver algum problema, desde o mais simples ao mais grave.

A cor é um das características mais importantes a ser observada. Por exemplo, as fezes amarelas indicam uma maior dificuldade em ingerir as gorduras, o que significa que o intestino está com dificuldade em absorvê-las.

Já as fezes mais esverdeadas, podem indicar a Síndrome do Intestino Irritável, enquanto as vermelhas, podem revelar a presença de sangue. Enfim, a cor das fezes pode dizer muito sobre o estado do seu corpo.

Caso encontre alguns desses sinais, uma consulta ao médico pode ajudar a te deixar mais tranquilo. Além disso, você pode contar com a Natulab para trazer medicamentos e suplementos que irão melhorar a sua digestão intestinal! Acesse o site e conheça!