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Crescimento da Natulab supera 50% após revisão de portfólio

O crescimento da Natulab no primeiro semestre atingiu 53% em relação ao mesmo período de 2021.

O percentual é cinco vezes superior ao de toda a indústria farmacêutica, de acordo com dados da IQVIA.

Presente em 92% das farmácias brasileiras, a companhia colhe os frutos do projeto de redução do portfólio, com foco em medicamentos de maior valor agregado.

Dos 175 produtos que a Natulab mantinha até o ano passado, 25 foram descontinuados. Em paralelo, a farmacêutica ampliou a capacidade produtiva em 10% para priorizar as SKUs com maior rentabilidade, a exemplo do analgésico Maxalgina – quinta marca em vendas no canal farma – e do suplemento vitamínico Viter C. que figura entre os 25 itens com maior demanda.

A empresa também adaptou suas linhas fabris para criar novas formulações de medicamentos já consolidados como o Seakalm. O calmante fitoterápico, antes disponível somente em 150 mg, ganhou uma versão de 600 mg para atender ao interesse do consumidor por concentrações maiores dessa categoria. O ritmo de lançamentos, porém, segue em andamento. A ideia é terminar o ano com até oito novos produtos.

Ao longo deste ano, já foram investidos R$ 43 milhões para viabilizar essa estratégia. “E acabamos de aprovar um novo aporte de R$ 20 milhões, que será revertido também para o aumento do capital de giro e ampliação dos estoques de matéria-prima”, comenta o CEO Guilherme Maradei.

Crescimento da Natulab mira o Sul e Sudeste

Com mais de 99,8 milhões de unidades comercializadas nos últimos 12 meses, a Natulab alcancou a 12ª posição no ranking de vendas da indústria farmacêutica. Em faturamento, ocupa atualmente o 20° lugar. Os resultados aproximam a companhia da meta de somar R$ 500 milhões de receita em 2022, contra R$ 430 milhões do ano passado.

O desafio, agora, passa pela ampliação da presença geográfica, mesmo com a atuação em 92% dos PDVs do varejo farmacêutico. Hoje, em torno de 30% dos negócios estão concentrados no Nordeste, sede das fábricas da Natulab. “A aposta em reforcar nossos carros-chefes vem sendo um motor de crescimento importante nas grandes redes, o que permite ampliar negócios no Sul e no Sudeste”, acrescenta Maradei.

As farmácias independentes e associativistas, por sua vez, contam com o suporte de 150 distribuidoras locais e regionais, além de uma equipe de vendedores e representantes comerciais exclusiva para esse nicho.

Reforço na distribuição

Parte dos investimentos em 2022 teve como destino o novo centro de distribuição em Santo Antônio de Jesus

(BA). cuias operações tiveram início em abril. Com 51 mil m? e 24 mil posicões de paletes. a nova estrutura triplica o espaco de armazenagem e aumenta em cinco vezes a capacidade de recebimento e expedicão do laboratório. O fluxo simultâneo de carregamentos e descarregamentos, que antes abrangia cinco caminhões, passou a mobilizar 22 veículos.