[Total: 0    Média: 0/5]

|

Doenças abdominais: quais doenças podem ser as principais causas?

De modo geral, as doenças abdominais, como cistite, apendicite, endometriose, refluxo, entre outras, causam grande desconforto e, geralmente, afetam sobremaneira a qualidade de vida de uma pessoa, fazendo com que ela fique, muitas vezes, reclusa e sentindo dores.

Mas sabia que existem doenças que podem colaborar para o surgimento desses problemas de saúde? No texto hoje, abordamos as principais, para que dessa maneira fique alerta e se previna. Confira!

Pneumonia

A pneumonia é, conforme Drauzio Varella, uma infecção que se instala nos pulmões, provocando diversos sintomas, como tosse, dores no peito, febre, fadiga, calafrios e forte dor do estômago, além de ânsia de vômito.

O especialista explica que, pelo fato de a pneumonia gerar ânsia de vômito, ou melhor, vontade intensa de vomitar, acaba prejudicando o estômago, ao passo que o força. Isso pode, inclusive, gerar uma lesão, que se não tratada, é capaz de virar uma úlcera.

Pancreatite

A pancreatite é outro problema de saúde que afeta sobremaneira a região abdominal. Trata-se de um problema de saúde que tem relação com a inflamação do pâncreas. De acordo com os especialistas, um dos sintomas dessa patologia é forte dor abdominal na região superior. Essa dor não é local, ela se irradia para as costas, ficando ainda mais intensa.

Devido a dor, o paciente perde a vontade de se alimentar, o que pode gerar outros problemas de saúde, como gastrite. A pancreatite também gera ânsia de vômito.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação no fígado, causado por um vírus chamado de hepatite B. Ainda que se trate de um problema de saúde localizado, ele afeta outras regiões do corpo, como a abdominal. De acordo com especialistas, ela pode causar: forte dor no estômago e diarreia com fezes escuras.

Se não tratada, pode piorar a situação clínica do paciente e até mesmo fazer surgir outros problemas de saúde, como fissura anal.

Angina

Trata-se de uma doença cardiovascular, que indica que o sangue não está passando pelas coronárias ou se está, está fazendo isso com muita dificuldade. Apesar de se tratar de uma patologia que tem origem vascular, ela pode afetar a região abdominal, provocando dor, que se irradia para outras partes do corpo, como braços, pescoço e costas.

Ansiedade

A ansiedade também deixa sequelas patológicas na região abdominal. Conforme especialistas, gera estresse estomacal, fazendo com que a pessoa apresente problemas como dor e diarreia. Certamente, se você já ficou ansioso (a) com alguma coisa, como, por exemplo, a apresentação de algum trabalho no ambiente profissional, sabe muito bem o que são esses sintomas.

O ideal, em todo caso, é realizar uma bateria de exames para verificar qual é a doença ou patologia que está originando o problema abdominal. Para isso, deve-se consultar um médico especialista, que, no caso em tela, pode ser vários, a depender onde a dor ou o problema é sentido: clínico geral, gastroenterologia, nefrologia, urologista e ginecologista.

Gostaria de ler outros conteúdos como este? Então não deixe de acessar nosso blog e acompanhar os artigos que estamos sempre compartilhando. São textos que podem enriquecer os seus conhecimentos, e muito mais.

Fontes

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/pneumonia-entrevista/