Febre em crianças: quando se preocupar e quais cuidados tomar?
Nunca se sabe quando a febre vai aparecer, especialmente quando se tem crianças em casa, não é mesmo? Por isso, saber como identificar a febre em crianças é algo indispensável para não colocar a saúde da sua família em risco.
Raramente um quadro de febre aparece sozinho, mas sim acompanhado de outros sintomas, como a dor, que podem ajudar você a entender quando a febre é preocupante. Nesse caso, ter o telefone do pediatra e o endereço do pronto socorro mais próximo é fundamental. Assim como, ter, na sua farmacinha doméstica, a medicação mais eficiente para o alívio da febre.
A seguir, contaremos tudo o que você precisa saber sobre a febre para que seja capaz de garantir toda a proteção e cuidado que a sua família merece e precisa, mantendo sempre o bem-estar e uma rotina saudável. Confira!
O que é a febre?
Ao contrário do que muita gente pensa, a febre não é uma doença. Ela é um sinal, um sintoma de que há algo errado com o organismo, e de que ele está tentando combater algum tipo de infecção. O corpo se aquece já que as bactérias e vírus, normalmente, não sobrevivem a temperaturas maiores do que 37º.
Como identificar a febre?
Na maioria dos casos, principalmente nas crianças, a febre apresenta alguns sinais como:
- rosto vermelho;
- coração e respiração acelerados;
- sensação de frio intenso;
- pés e mãos frios;
- pele quente;
- sonolência e prostração (a criança fica quietinha).
Quais cuidados devem ser tomado em caso de febre?
Em situações normais, a temperatura do nosso corpo fica entre 36º e 37,2º. Quando ela passa dos 37,8º, é sinal de que um estado febril se iniciou. Assim, se torna necessário contar com orientação médica para diagnosticar o problema e, conforme for, administrar alguma medicação, não só para baixar a febre, mas também o mal-estar que a acompanha. Vale lembrar que a automedicação deve ser sempre evitada, pois apenas o médico ou farmacêutico de confiança podem avaliar cada caso e prescrever medicamentos de forma segura.
Caso seja identificado o quadro febril em uma criança, é fundamental mantê-la hidratada, em um local bem arejado e livre do excesso de roupas. Uma toalhinha molhada em água fria (não gelada) na testa e nos pulsos ajuda a aliviar o mal-estar, assim como, o banho morno, nem muito quente e nem muito frio.
Esses cuidados ajudam a manter a criança menos desconfortável com a febre, porém, não são responsáveis por baixar a temperatura, apenas auxiliam.
Quando a ajuda médica é necessária em caso de febre?
Se mesmo depois de medicada, a febre não ceder e a criança continuar prostrada é hora de entrar em contato novamente com o médico. Outros sintomas como a dor de cabeça persistente, dor de garganta, dor abdominal, vômitos, diarreia, dificuldade respiratória, devem ser observados e, quando presentes, também merecem uma avaliação profissional.
Como os produtos da linha Maxalgina da Natulab podem ajudar?
A Maxalgina é um medicamento indicado como analgésico, para combater a dor, e como antitérmico, no combate a febre. Sua fórmula é à base de dipirona e faz efeito em cerca de 30 a 60 minutos, com ação de até 4 horas. Maxalgina, da Natulab, pode ser encontrado em diferentes apresentações, indicadas para adultos e para crianças. Veja quais são:
- Maxalgina Solução Oral Gotas 500mg/mL;
- Maxalgina Solução oral 50mg/mL — um dos únicos com apresentação em copo ou seringa;
- Maxalgina Comprimidos 500mg;
- Maxalgina Comprimidos 1g — lançamento com potência máxima contra dores intensas e febre.
O cuidado certo para manter a dor e a febre longe.
Como você viu ao longo deste post a febre é um sintoma que merece a devida atenção e cuidado, pois ela pode indicar a presença de doenças importantes. Por isso, é fundamental ter o contato de pediatra sempre à mão, assim como, ter em casa os produtos da linha Maxalgina par garantir que febre ficará sob controle.
E agora que você já sabe da importância de ter a medicação mais eficiente ao seu alcance quando a febre aparecer, que tal conhecer a página de produtos para dor e febre da Natulab?
MAXALGINA: dipirona monoidratada 50mg/mL; 500mg/mL; 500mg/com e 1g/com. INDICAÇÕES: Este medicamento é indicado como analgésico (medicamento para dor) e antitérmico (medicamento para febre). Reg.MS.1.3841.0002. Não use este medicamento durante a gravidez e em crianças menores de três meses de idade.
⠀
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
⠀
Junho/2021
Referências
https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-para-baixar-a-febre-do-bebe/
WANCHNMACHER, Lenita, FERREIRA, Maria Beatriz Cardoso. Febre: mitos que determinam condutas. Uso racional de medicamentos: temas relacionados. Vol. 1, nº9 Brasília, Agosto de 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_FEB_0804.pdf. Acesso em 07 de junho de 2021.