Natulab encerra primeiro semestre com crescimento de 13% em vendas sell-out
Resultado foi impulsionado por revisão de portfólio e investimentos em marcas líderes
A Natulab, um dos maiores laboratórios do País dedicados a fitoterápicos, medicamentos isentos de prescrição (MIPs), e suplementos vitamínicos, registrou no primeiro semestre de 2023 um crescimento de 13% em sell-out (vendas a farmácias por distribuidores e vendas ao consumidor por redes de farmácias, medidas em R$ PPP), conforme auditoria de mercado conduzida pela IQVIA. No mesmo período, o mercado brasileiro de medicamentos isentos de prescrição cresceu 5,5%. A expectativa da empresa é continuar crescendo a taxas de dois dígitos no próximo semestre.
O resultado mantém a companhia na liderança em seus principais segmentos de atuação, com média de 16,6% de participação, e é fruto da estratégia adotada em 2021 de segmentação do portfólio de produtos, investimento em marcas de maior valor agregado e clientes de maior potencial, expansão de capacidade de produção e melhorias operacionais no atendimento a clientes.
Em 2023, foram implementadas ações promocionais e investimentos em mídia on e offline, que permitiram o fortalecimento de algumas das principais linhas de produto da companhia, como Seakalm e Maxalgina, bem como o lançamento de novas linhas de produtos polivitamínicos infantis em parceria com os estúdios da NBC Universal. Além disso, a equipe de vendas da Natulab foi treinada em um novo modelo de interação com clientes, utilizando ferramentas que permitem acompanhar o desempenho de vendas por meio de indicadores diários, incluindo a possibilidade de customização da estratégia comercial conforme o perfil do cliente e da região.
“O ano começou com um cenário desafiador, em que a limitação do mercado de crédito impactou toda a cadeia produtiva, desde fornecedores até distribuidores e redes de farmácia”, afirma o CEO da Natulab, Guilherme Maradei. “Mantivemos o foco em nosso plano estratégico, que lançamos há pouco mais de dois anos e continua sendo uma referência fundamental para nossa organização. Crescemos mesmo em comparação ao primeiro semestre de 2022, que já havia sido um ano excepcional, considerando os surtos de Covid-19 e infecções respiratórias que não se repetiram em 2023. Estamos no caminho para finalizar mais um ano em ótima posição no mercado.”
A companhia, cujos produtos atingem 96% do território nacional e mais de 89 mil pontos de venda, viu sua presença aumentar em grandes redes de farmácia: o crescimento nesse segmento de clientes foi de 56%. “E temos potencial para crescermos ainda mais, considerando que esse canal representa apenas 11% do faturamento da companhia”, comenta Maradei.
Alguns produtos foram fundamentais para o desempenho de vendas no período. A linha Seakalm, de calmantes naturais à base de Passiflora incarnata, cresceu mais de 50% no primeiro semestre, impulsionada pela versão com concentração de 600mg, que rapidamente se tornou líder do segmento de alta dosagem, atingiu 37,5% de participação nesse mercado e teve um crescimento de 125% em vendas sell-out no período. No segmento de combate à dor e febre, a marca Ibuprotrat tornou-se um dos destaques, com crescimento de 77% sobre o ano passado, superando 70% de participação no mercado em que compete. Algumas das maiores marcas de xaropes da empresa também despontaram no período, como Polaradex, que cresceu de 135%, e Bronqtrat, que cresceu 110%. A linha Hidraplex, de reidratantes orais em pó da empresa, também se destacou com crescimento de 45%.