Sofre com insônia? Saiba por que você deve procurar um tratamento
Apesar de ser considerada por muitas pessoas uma atividade sem utilidade e que nos faz “perder tempo”, dormir é um ato essencial para a nossa saúde, tanto física quanto mental. Muitas pessoas enfrentam um sério problema em seu cotidiano ligado ao sono: a insônia.
É comum que a gente perca o sono quando estamos prestes a realizar algum feito muito importante em nossas vidas, quando estamos ansiosos ou preocupados. Porém, quando essa dificuldade para dormir se torna crônica, ou seja, constante, é sinal de que algo não está certo, configurando a famosa insônia que atinge tantas pessoas pelo mundo inteiro.
Não conseguir dormir as horas necessárias para manter o corpo saudável e conseguir executar as tarefas do dia, acaba por provocar diversos malefícios para a nossa saúde e prejudicar nossos relacionamentos, trabalho, estudo etc.
Causas da insônia
Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa constantemente a passar as noites revirando-se de um lado para o outro sem conseguir dormir. Esse distúrbio do sono pode ser causado tanto por hábitos inadequados do nosso dia a dia, quanto por questões psicológicas ou físicas.
Em relação às questões psicológicas, a insônia pode ser apenas uma manifestação de algo mais grave, como transtorno de ansiedade ou até mesmo depressão. Quanto às doenças físicas, o hipertireoidismo e doenças respiratórias podem provocar a insônia. Algumas condições como desvio de septo nasal, apneia, entre outros problemas podem interferir na qualidade do sono e provocar esse distúrbio.
Atualmente, com o uso constante e intenso de aparelhos como celulares, notebooks, tablets e televisão, o sono passou a ser ainda mais prejudicado. Assistir à TV ou usar algum desses aparelhos antes de dormir acaba prejudicando o sono. Muitas pessoas fazem isso já na cama, com as luzes apagadas, o que prejudica ainda mais o sono e até mesmo a visão.
Outro hábito que pode tirar o sono durante a noite é a ingestão de cafeína ou nicotina antes de tentar dormir. Dormir durante o dia também podem prejudicar o sono durante a madrugada.
Quando procurar tratamento?
A insônia, além de causar problemas para os nossos afazeres, pode gerar uma série de consequências para a nossa saúde, como problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, depressão, obesidade, entre outros.
Por isso, a busca pelo tratamento se faz necessária a partir do momento que, mesmo com a mudança de hábitos cotidianos, seu sono continua prejudicado. Essa é a hora de procurar um profissional para investigar as causas da insônia e iniciar um tratamento adequado. Os especialistas em neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria são os que podem atender a pessoas com problemas ligados ao sono.
O diagnóstico pode ser feito através de perguntas, exame físico e exames que possam identificar doenças que podem ocasionar a insônia. Se a causa não for claramente identificada, pode ser solicitado pelo profissional um exame de polissonografia.
Assim que a causa for identificada, gerando assim o diagnóstico, existem várias opções de tratamento, que pode ser através de medicamentos ou através de terapias cognitivo-comportamentais.
Confira os medicamentos para o tratamento da insônia em nosso site: www.natulab.com.br