[Total: 4    Média: 4.3/5]

|

Desidratação: fique atento e previna-se desde os primeiros sinais de perigo.

Você sabe quais são os sinais da desidratação? O corpo é composto, em média, de 60% de água e, por isso, sua falta acarreta problemas graves que prejudicam diretamente sua saúde. No entanto, quando falamos de desidratação, não se trata apenas daquela causada pela falta de ingestão de água, mas também a decorrente de vômitos e diarreia, que são causadas por viroses e outras doenças.

Esse problema ocorre especialmente em épocas que as pessoas mais sofrem com desidratação, que são as de altas temperaturas. Nesses períodos, as pessoas geralmente começam a ir mais em praias e piscinas mesmo não tendo uma alimentação saudável e segura. Para evitar esse problema, trouxemos este conteúdo que lista os sinais da desidratação, os seus perigos e como evitar que ela ocorra!

Os sinais da desidratação

Você deve conhecer os principais indícios de desidratação e seus níveis, assim você saberá quem deve utilizar as medidas para evitá-la.

Sensação de boca seca

A boca seca é uma das primeiras consequências da desidratação e é considerado um sintoma leve, sendo fácil de ser percebida e resolvida, bastando tomar água potável para lubrificar a boca e a garganta.

Pele seca

Outro dos primeiros sinais de desidratação é a pele seca, o que pode gerar falta de suor e impedir que o corpo elimine o excesso de gordura. Nesse caso, a pele deve ser molhada com frequência para evitar problemas mais sérios.

Muita sede

Sede excessiva não é solucionada apenas com um gole de água, sendo que a pessoa deve tomar água várias vezes para que ela esteja saciada. É sintoma que começa a demonstrar que a desidratação está se tornando grave.

Olhos secos

Sem o volume de líquido necessário, os olhos ficam mais secos, seus canais lacrimais começam a secar e eles ficam vermelhos.

Demora para se recuperar

A falta de água aumenta a sua vulnerabilidade à doenças, fazendo com que o indivíduo fique doente mais rapidamente e demore para se recuperar. Isso acontece porque os órgãos começam a utilizar a água do sangue quando não encontram reserva no corpo.

Dor nas articulações

Discos cartilaginosos e as articulações de nosso corpo são majoritariamente compostos de água (cerca de 80%). Assim, a falta de água pode causar dores quando você faz movimentos fortes e repetitivos como musculação e corrida.

Redução de massa muscular

Nossos músculos também são compostos de água, o que significa que você observará uma redução significativa na sua massa muscular.

Sensação de sonolência e cansaço

Depois que os órgãos retiram água do sangue, há falta de oxigênio no corpo, levando a maior sonolência e cansaço da pessoa.

Fome constante

Mesmo que com uma alimentação satisfatória, o organismo envia sinais de fome quando você não bebe água, o que acontece porque a comida contém líquido.

Envelhecimento precoce

Por fim, deixar de beber água no longo prazo afeta diretamente seu envelhecimento. Os sinais de envelhecimento serão maiores e mais fortes, o que prejudica sua aparência e antecipa o desgaste do interior do seu corpo.

Quais são os perigos da desidratação?

É crucial que a desidratação seja tratada assim que algum dos sintomas listados anteriormente seja observado, já que ela pode causar problemas como:

  • cansaço e falta de produtividade;
  • irritabilidade e confusão mental;
  • redução das funções cognitivas;
  • baixa pressão arterial;
  • perda de consciência;
  • vertigens e tonturas;
  • fraqueza e fadiga;
  • dores de cabeça;
  • convulsões; entre outros.

Existem produtos desenvolvidos especialmente para evitar a desidratação, como a Hidraplex e Hidralyte. Ambos os medicamentos são reidratantes orais que ajudam a manter a hidratação, sendo utilizados especialmente em quadros de diarreia e vômitos agudos. Com esses produtos, você evitará as consequências da desidratação e ajuda na preservação da saúde de quem está sofrendo com perda de líquidos.

Confira, siga e acompanhe nossas publicações nas redes sociais! Estamos sempre publicando conteúdos como este!

HIDRALYTE: Cloreto de sódio 2,05mg/mL + citrato de sódio di-hidratado 0,98 mg/mL + glicose 22,5 mg/mL+ citrato de potássio monoidratado 2,16mg/mL. INDICAÇÕES: Prevenção da desidratação e manutenção da hidratação (após a fase de reidratação) em quadros de doença diarreica aguda, de qualquer etiologia, tanto em crianças quanto em adultos.  APRESENTAÇÕES: Frasco contendo 500mL Sabores: Água de coco/ Guaraná/ Laranja / Tutti-frutti/ Uva. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA N° 199/2006. AFE N° 1.03841-3. HIDRAPLEX : Cloreto de sódio 3,5 g + cloreto de potássio 1,5g  + citrato de sódio 2,9g  + glicose 20g. INDICAÇÕES: Reposição das perdas acumuladas de água e eletrólitos (reidratação), ou para manutenção da hidratação ( após fase de reidratação), em caso de diarreia aguda. APRESENTAÇÕES: Caixa contendo 04 envelopes de 27,9 g cada. Sabores: Água de coco/ Guaraná/ Laranja / Tutti-frutti/ Uva. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA N° 199/2006. AFE N° 1.03841-3. HIDRALYTE E HIDRAPLEX SÃO MEDICAMENTOS. SEU USO PODE TRAZER RISCOS.PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

Fontes:

https://natulab.com.br/categoria/problemas-digestivos/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-h%C3%ADdrico/hidrata%C3%A7%C3%A3o-excessiva

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/sintomas-e-sinais-de-desidratacao

https://brasilescola.uol.com.br/doencas/desidratacao.htm

https://saude.abril.com.br/alimentacao/perigos-ocultos-falta-agua/